Equoterapia: O que é?
É uma abordagem terapêutica que utiliza a interação com cavalos como parte do tratamento. É uma forma de terapia assistida por animais que envolve atividades e exercícios realizados em cima de um cavalo, sob a supervisão de profissionais qualificados.
A equoterapia desempenha um papel importante no tratamento do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e pode ser aplicada em clínicas ABA como uma abordagem terapêutica complementar.
Qual a sua importância para o tratamento?
A interação com os cavalos e a prática de atividades equoterapêuticas trazem benefícios físicos, emocionais e sociais para os indivíduos com TEA.
A natureza única dos cavalos oferece estímulos sensoriais e emocionais que podem ser benéficos para pessoas com TEA. A sensação do movimento do cavalo é transmitida ao corpo do cavaleiro, estimulando a propriocepção e melhorando a consciência corporal. Esse estímulo pode ajudar na melhora do equilíbrio, da amplitude de movimento, flexibilidade, força muscular, promove ajustes tônicos, melhora o equilíbrio, postura corporal e a coordenação motora dos pacientes com TEA.
Além disso, a interação com os cavalos pode promover o desenvolvimento emocional e social. Os cavalos são animais sensitivos e receptivos, capazes de estabelecer uma conexão especial com as pessoas. Essa interação pode ajudar a desenvolver habilidades sociais, como a expressão emocional, a empatia, a confiança e o estabelecimento de vínculos afetivos. As dificuldades de aprendizagem e alterações de linguagem também são trabalhadas na equoterapia com o objetivo de estimular as funções cognitivas, promovendo uma melhora significativa na: atenção, memória, coordenação motora, noção espacial e temporal.
A equoterapia também oferece um ambiente lúdico e motivador para o tratamento do TEA. As atividades com os cavalos são planejadas de forma a tornar o processo terapêutico divertido e envolvente. Os pacientes podem participar de jogos, exercícios e desafios que estimulam o seu desenvolvimento enquanto desfrutam da interação com os animais.