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O Transtorno do Espectro Autista é uma condição que engloba uma variedade de características e níveis de gravidade. Pessoas com TEA podem apresentar uma ampla gama de habilidades e desafios, o que torna cada indivíduo único em suas necessidades e potenciais.
A Comunicação Alternativa e Aumentativa refere-se a formas de se comunicar além da fala tradicional. Isso pode incluir o uso de símbolos, imagens, dispositivos eletrônicos ou gestos para auxiliar pessoas com dificuldades de comunicação verbal.
Muitas pessoas no espectro autista têm sensibilidades sensoriais únicas. Estimulação sensorial envolve a resposta a estímulos visuais, auditivos, táteis e outros. Algumas pessoas buscam ou evitam certos tipos de estímulos sensoriais.
A Terapia de Integração Sensorial é uma abordagem terapêutica que visa ajudar pessoas com dificuldades sensoriais a processar e integrar melhor as informações sensoriais do ambiente, contribuindo para melhorar o funcionamento diário.
A inclusão é a prática de envolver e incorporar ativamente pessoas com autismo e outras deficiências em todos os aspectos da sociedade, incluindo educação, trabalho e comunidade, de forma a promover igualdade e oportunidades para todos.
A ABA, sigla para "Applied Behavior Analysis" (Análise do Comportamento Aplicada), é uma ciência baseada no estudo do comportamento humano. Não deve ser referida como um método, mas sim como uma abordagem. A terapia ABA é uma das abordagens altamente eficazes para modelagem comportamental em crianças com algum desenvolvimento atípico.
Recebe o nome de espectro (spectrum), porque envolve situações e apresentações muito diferentes umas das outras, numa gradação que vai do mais leve ao mais grave.
Ecolalia é a repetição de palavras e frases. Ecolalia imediata ocorre quando a pessoa repete o que acabou de ouvir. Ecolalia tardia ocorre quando a pessoa repete o que ouviu há horas, dias ou meses.
Estereotipia é a realização de movimentos repetitivos que podem ter diversas funções. Eles podem ajudar na regulação sensorial e podem ser motores ou vocais. Exemplos incluem balançar as mãos e andar de um lado para o outro.
Hiperfoco é um interesse intenso em algum tema, objeto ou tarefa. Pode variar de intensidade e duração, assim como ser um foco único ou mais de um, simultaneamente.
Esquiva é um comportamento que sinaliza uma situação indesejada, levando o indivíduo a evitar ou fugir da demanda ou situação.
Reforço ou estímulo reforçador é a consequência de um comportamento que o torna mais provável. Pode ser positivo (acréscimo de um estímulo) ou negativo (retirada de um estímulo).
Reforço positivo aumenta a probabilidade de um comportamento com a presença de uma recompensa. Reforço negativo aumenta a probabilidade de um comportamento pela retirada de um estímulo aversivo.
Estímulo aversivo é algo que causa aversão, enquanto estímulo reforçador aumenta a probabilidade de um comportamento se repetir no futuro.
Nível 1 - Requer pouco suporte: Dificuldades na comunicação social, mas lidam bem com rotinas diárias.
Nível 2 - Requer suporte substancial: Dificuldades sociais e de comunicação mais pronunciadas.
Nível 3 - Requer muito suporte: Dificuldades sociais e de comunicação acentuadas, com comportamentos restritos.
AFT - Ajuda Física Total
AFP - Ajuda Física Parcial
AG - Ajuda Gestual
AV - Ajuda Verbal
I - Independente
Ecoico - Imitação do som.
Mando - Pedido vocal.
Tato - Nomeação de itens, pessoas, situações.
Intraverbal - Resposta a perguntas.
Disfunção sensorial ou transtorno do processamento sensorial envolve distúrbios biológicos que afetam a capacidade do cérebro de entender estímulos sensoriais.
Hipersensibilidade - Evitar estímulos sensoriais intensos.
Hiposensibilidade - Buscar experiências sensoriais intensas.
Visual - Sensibilidade a luzes, cores e expressões faciais.
Auditiva - Sensibilidade a sons e ruídos.
Somatossensorial - Sensibilidade a sensações físicas.
Olfativas - Sensibilidade a odores.
Sensibilidade Bucal/Paladar - Seletividade alimentar por textura, cheiro ou sabor.
Vestibular - Sensibilidade a movimentos e equilíbrio.
Cinestésica - Postura desajeitada ou andar na ponta dos pés.
Crise é um estado em que a pessoa não tem controle sobre seus comportamentos devido a sobrecarga emocional ou sensorial. Pode ser meltdowns (explosivos) ou shutdowns (isolamento).